Dicas de como pode aproveitar seu câmbio automático da melhor maneira possível.
Nunca desligue o carro em N, D ou em outra posição. O motor só pode ser desligado com a alavanca em P!!. Alguns carros têm um sistema de segurança que evita isso. Outros não.
Nada de ficar colocando em P ou N em qualquer parada de sinal. A mudança de posição de N para P, e vice e versa, ocasiona um desgaste prematuro dos tambores de acoplamento internos da transmissão. P é só para estacionar e desligar o carro. Alguns carros fazem este último movimento de maneira automática.
Jamais passar para R com o carro ainda andando para a frente! Nada de pressa ao manobrar na garagem! O que já era ruim no seu carro manual (arranhava, lembra?) é fatal num carro automático. Passar para R só com o carro totalmente parado.
Nada de passar para N, ou P com o carro em movimento. Pode passar de D par L, 1, 2, 3 ou S sem problemas. Mas só quando a situação exige. E nada de voltar para D com o carro em movimento também. Se esbarrar na alavanca e ela for para N com o carro andando O melhor é parar o carro, engatar D e sair novamente.
Nada de “banguela” também. Nem pensar num carro automático. Isso diminui o freio motor do veículo e pode ocasionar aumento do consumo de combustível.
Nada de empurrar o carro no tranco para o motor pegar. Se a bateria pifar, só colocando outra ou rebocando. Além de prejudicar a transmissão o motor não vai pegar empurrado jamais.
Se precisar rebocar o carro por causa da bateria e a alavanca estiver travada em P. Você terá que destravá-la (essa informação está no Manual do Proprietário). Geralmente tem uma tampinha ao lado da alavanca. Retire a tampinha e insira algo pontudo como uma chave de fenda, você vai encontrar a trava. Empurre a chave de fenda, destrave a alavanca e a coloque em N.
De qualquer modo não é aconselhável rebocar um automático deixando rolar no chão as rodas de tração. Avise isso ao cara do reboque.
Uma boa dica: Quanto menos se mexer na alavanca melhor! Não fique passeando com a alavanca pelas posições à toa. Dirija em D que o carro vai fazer quase tudo o que quer. Por outro lado não precisa ter medo de usar. Simplesmente use a alavanca quando precisar. E seja gentil com ela. Evite passar pelas posições com muita pressa.
O câmbio automático funciona com óleo sob pressão internamente. Cada vez que mexemos na alavanca esse óleo altera seu percurso sob pressão. Claro que a transmissão foi feita para aguentar isso por muitos e muitos anos. Mas a longo prazo isso certamente terá consequências.
Você ligou o carro mas a alavanca está “dura” para sair do P? Parabéns, você estacionou da forma errada! Jogando o peso do carro na transmissão é isso que acontece. Mas não se desespere, fique calmo. Neste caso jamais force a alavanca com toda a força! Você pode danificar o câmbio de maneira severa. Mantenha o motor ligado por alguns minutos e vá experimentando tirar a alavanca de P sempre com cuidado. Uma hora ela vai ceder e sair da posição sem precisar de muito esforço.
Estacione o carro da maneira correta e isso nunca mais vai acontecer.