CAMBAGEM E CASTER

Cambagem

 

É o ajuste que designa a inclinação da roda, parte de cima e de baixo, em relação a um plano vertical. Este ajuste controla as características de rolamento das rodas. Cambagem positiva é a situação em que as rodas estão mais próximas na parte de baixo, isto é, onde tocam o chão, do que na parte de cima. Cambagem negativa é a situação oposta, isto é, as rodas estão mais próximas na parte de cima do que na parte de baixo, onde tocam o chão. A cambagem excessiva provoca desgaste anormal da banda de rodagem e do ombro dos pneus. Quando positiva, afeta a parte externa dos pneus e, quando negativa, a parte interna

 

Caster

 

É a inclinação do pino para frente ou para trás, com relação à vertical, a fim de proporcionar melhor dirigibilidade ao veículo quando em movimento. Pouco caster ou nenhum ocasiona uma trepidação da roda, que resulta em desgaste em pontos localizados da banda de rodagem. Caster excessivo provoca o “shimmy” ou vibração e desgaste total da banda. Caster desigual faz com que a roda puxe para um lado, provocando desgaste irregular.

OBS: Serviços de Cambagem e Caster só podem ser avaliados quanto a necessidade ou não de realização quando o veículo estiver no alinhamento e os valores de geometria avaliados.