Como Dirigir Carro com Câmbio Automático

Sempre houve a pergunta de como deve ser feita a condução de um carro com câmbio automático. As diferenças deste sistema para a caixa manual, é que neste sistema não existe um pedal de embreagem nem se efetuam trocas de marchas, isso é feito automaticamente pelo sistema. Este sistema efetua a troca da marcha através da relação entre a velocidade e a rotação do motor, sendo quase imperceptível para o condutor a mudança desta. Dirigir um carro automático é mais simples do que pode parecer.

Primeiro é saber o significado de cada um dos comandos do câmbio automático, assim tem as seguintes opções:

  • P – Park: esta posição bloqueia as rodas de tração, daí ser utilizada para estacionar, para dar a partida e desligar o motor do automóvel.
  • R – Reverse: esta posição apenas deve ser colocada com o carro parado e é utilizada quando o condutor pretender fazer marcha-à-ré.
  • N – Neutral: o chamado de ponto morto ou neutro. Com este comando o carro fica com todas as rodas livres e nenhuma marcha engatada. Pode utilizar esta posição para dar a partida ou para desligar o automóvel, não bloqueando as rodas de tração.
  • D – Drive: tal como o nome indica, esta posição serve para andar com o carro para a frente e é utilizada na maior parte do tempo. Ao colocar a alavanca nesta posição, seria como se estivesse a colocar a 1ª mudança, sendo as seguintes colocadas à medida que a velocidade/rotação aumenta.
  • 4-3-2-1 (L): estas posições são utilizadas para efetuar o bloqueio das marchas 4, 3, 2 e 1. O bloqueio é utilizado em situações extremas, em que o carro troca várias vezes de uma marcha para a outra, impedindo que o carro troque as marchas automaticamente. Por exemplo, se estiver declive acentuado, ao colocar a alavanca na posição 2, estará a impedir o veículo que troque automaticamente para a posição 3.