Como Melhorar Desempenho do Câmbio Automático

Dicas de como pode aproveitar seu câmbio automático da melhor maneira possível.

Nunca desligue o carro em ND ou em outra posição. O motor só pode ser desligado com a alavanca em P!!. Alguns carros têm um sistema de segurança que evita isso. Outros não.

Nada de ficar colocando em P ou N em qualquer parada de sinal. A mudança de posição de N para P, e vice e versa, ocasiona um desgaste prematuro dos tambores de acoplamento internos da transmissão. P é só para estacionar e desligar o carro. Alguns carros fazem este último movimento de maneira automática.

Jamais passar para R com o carro ainda andando para a frente! Nada de pressa ao manobrar na garagem! O que já era ruim no seu carro manual (arranhava, lembra?) é fatal num carro automático. Passar para R só com o carro totalmente parado.

Nada de passar para N, ou P com o carro em movimento. Pode passar de D par L123 ou S sem problemas. Mas só quando a situação exige. E nada de voltar para D com o carro em movimento também. Se esbarrar na alavanca e ela for para N com o carro andando O melhor é parar o carro, engatar D e sair novamente.

Nada de “banguela” também. Nem pensar num carro automático. Isso diminui o freio motor do veículo e pode ocasionar aumento do consumo de combustível.

Nada de empurrar o carro no tranco para o motor pegar. Se a bateria pifar, só colocando outra ou rebocando. Além de prejudicar a transmissão o motor não vai pegar empurrado jamais.

Se precisar rebocar o carro por causa da bateria e a alavanca estiver travada em P. Você terá que destravá-la (essa informação está no Manual do Proprietário). Geralmente tem uma tampinha ao lado da alavanca. Retire a tampinha e insira algo pontudo como uma chave de fenda, você vai encontrar a trava. Empurre a chave de fenda, destrave a alavanca e a coloque em N.

De qualquer modo não é aconselhável rebocar um automático deixando rolar no chão as rodas de tração. Avise isso ao cara do reboque.

Uma boa dica: Quanto menos se mexer na alavanca melhor! Não fique passeando com a alavanca pelas posições à toa. Dirija em D que o carro vai fazer quase tudo o que quer. Por outro lado não precisa ter medo de usar. Simplesmente use a alavanca quando precisar. E seja gentil com ela. Evite passar pelas posições com muita pressa.

câmbio automático funciona com óleo sob pressão internamente. Cada vez que mexemos na alavanca esse óleo altera seu percurso sob pressão. Claro que a transmissão foi feita para aguentar isso por muitos e muitos anos. Mas a longo prazo isso certamente terá consequências.

Você ligou o carro mas a alavanca está “dura” para sair do P? Parabéns, você estacionou da forma errada! Jogando o peso do carro na transmissão é isso que acontece. Mas não se desespere, fique calmo. Neste caso jamais force a alavanca com toda a força! Você pode danificar o câmbio de maneira severa. Mantenha o motor ligado por alguns minutos e vá experimentando tirar a alavanca de P sempre com cuidado. Uma hora ela vai ceder e sair da posição sem precisar de muito esforço.

Estacione o carro da maneira correta e isso nunca mais vai acontecer.