ACENDEU A LUZ DO ABS. E AGORA?

É obrigatória a presença deste item de segurança nos carros de passeio desde 2014. Isso significa que nos modelos mais atuais o ABS (anti-block system) já está no seu carro de fábrica. Assim, você poderá conviver, sim, com esse tipo de orientação visual que indica que algo não está correto com seu equipamento que é responsável pelo não travamento das rodas do seu carro no momento em que você usa o pedal do freio de maneira mais intensa.
Há duas formas de advertência no painel no que tange à luz indicativa do ABS, isso vai depender do modelo. Essa lâmpada existe para informar que existe algum defeito no sistema e, como são milhares de combinações, você terá de procurar uma oficina que tenha a capacidade de avaliar o seu problema. É preciso ter o scanner de monitoramento para validar o código de erro emitido pelo sistema.

 

O que acontece se deixar a luz acesa?

Em alguns automóveis, o automóvel para de funcionar caso a luz permaneça ligada. Mas em modelos mais simples a presença da roda significa que o sistema ABS simplesmente está fora do carro. Nesse momento, você está operando um carro completamente convencional, o que reduz significativamente a dirigibilidade do equipamento em caso de uma frenagem brusca. Vale ressaltar que a grande virtude do ABS é proporcionar que você continue dirigindo mesmo com o pedal do freio totalmente aplicado. Ou seja, por mais que na nossa cultura a aplicação do freio seja em total linha reta, existem variáveis que o freio, quando usado com sua capacidade de desviar do obstáculo, pode oferecer maior segurança.

Quais os problemas mais comuns no ABS
• Parte elétrica defeituosa – é importante verificar o cabeamento do sistema. Intermitência nesse funcionamento proporciona falhas. Questões envolvendo umidade estão entre as possibilidades.
• Pastilhas antigas – o ABS detecta com mais precisão quando as pastilhas estão desgastadas. Além da troca, é fundamental fazer o processo com o sangrador de óleo aberto, a fim de não empurrar o óleo antigo para cima e comprometer a unidade hidráulica.
• Erro de montagem – quando o sistema é montado de maneira equivocada, há indicação de erro. Esses problemas são nos sensores que indicam o funcionamento junto à roda fônica.
• Vibração em excesso – quando algo gera vibração excessiva à roda fônica ou nos sensores, pode levar à falha do sistema.
• Problemas no módulo – por ser um sistema eletrônico, ele possui um módulo que poderá apresentar falhas. Por isso, é fundamental que todos os procedimentos sejam respeitados de acordo com o manual do carro.

Manutenção preventiva para os freios do seu carro
Não é só por conta do ABS, todo sistema de freio deve receber manutenção efetiva. A troca de pastilhas, avaliação e eventual troca dos discos devem ser pauta sempre que se aproximar o momento da troca. Por ser um item de tanta importância da sua segurança e da sua família, evite chegar aos limites operacionais. As peças, quando usadas ao extremo, têm maior chance de quebrar subitamente