• O primeiro passo de todo o sistema para verificar o estado do óleo (para atuadores hidráulicos) o ideal é que o lubrificante tenha uma aparência de novo, translúcida e mantendo a cor (geralmente vermelha). Se estiver marrom já é um sinal que existe contaminação.
• Evite arrancadas fortes e o excesso de carga no veículo, geralmente são situações que exigem muito das transmissões pois geram muito atrito e consequentemente mais calor.
• Se puder evite estradas congestionadas em feriados prolongados e uso de reboques principalmente em dias muito quentes.
• Não mude o seu câmbio automatizado de “D” para “N” em paradas de semáforos para tentar diminuir o calor ou o desgaste, isso pode ocasionar uma operação errada, pois se esquecer de pisar no freio de serviço quando quiser voltar de novo para “D” o carro não vai andar. Isso acontece por causa de uma medida de segurança das montadoras, ou seja, o software do sistema desacopla a embreagem automaticamente para evitar desgastes e superaquecimento quando o carro para por algum motivo não há necessidade do motorista intervir na posição de operação do câmbio.
• Em subidas não use o acelerador para manter o carro parado, use o freio de serviço ou se preferir use o freio de estacionamento.
• Evite ouvir especialistas de plantão que dão conselhos na base do “achismo” já que na maioria das vezes a orientação não está correta. As recomendações sobre a operação do câmbio estão informadas no manual do carro, conheça as regras de funcionamento que podem ajudar muito em alguma situação de emergência.
• Fique atento a cheiro de queimado e falta de tração, quando a transmissão começa a dar sinais de superaquecimento o cheiro de queimado é liberado, se perceber algo pare o carro imediatamente e deixe esfriar.